Jornalismo

.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

#StopSopa



Para que não sabe ainda o que é o SOPA sigla significa Stop Online Piracy Act é um projeto antipirataria que está em tramitação no governo dos EUA. Sites importantes como o twitter, a Wikipédia que ficou fora do ar por 24h, Google, Yahoo e Facebook estão juntos contra a lei.
Está pode ser chama de guerra cibernética, o FBI interviu o site Megaupload um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo e indiciou seus funcionários por pirataria, foram presos quatro executivos responsáveis pelo site e outros três diretores do endereço serão processados. É uma espécia de ditadura virtual.
Com tantos protestos tanto pelos sites, usuários via twitter o projeto está perdendo força nos EUA. Congressistas estão recuando e retirando apoio aos projetos contra a lei entre eles estão Marco Rubiu, da Flórida e Roy Blunt, do Missouri.
A Wikipédia ficou fora do ar por 24h e em sua página inicial havia dizeres como ''imagine um mundo sem conhecimento'', o Google também cooperou com sua indignação não saiu fora do ar, mas em sua homepage havia uma tarja preta e abaixo do link a seguinte frase '' Diga ao Congresso: Por favor, não censure a internet!''
O portal de notícias Política calculou 7 mil sites participaram do protesto. Motion Picture Association of America (MPAA), Chris Dodd classificou o protesto ''irresponsável''. Segundo Dodd ''Empresas de tecnologia estão recorrendo a manobras que punem seus usuários para transformá-los em seus peões corporativos, ao invés de vir para a mesa a fim de encontrar soluções para um problema que todos agora parecem concordar que é real e muito prejudicial ".
Os Anonymous derrubaram sites como da Justiça Americana, Universal Music, Associação Cinematográfica (MPAA) e da Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA) e até mesmo o site do FBI em protesto a lei .

Balanço de Protestos:
  • 4,5 milhões de pessoas assinaram a petição do Google anti-SOPA/PIPA, de acordo com o Los Angeles Times
  • 25 Senadores agora se opõem PIPA (a versão do Senado da SOPA), de acordo com a ONG OpenCongress
  • Circularam no Twitter mais de 2,4 milhões de posts contra as leis
  • Dois co-patrocinadores do SOPA e vários outros retiraram o apoio ao projeto na Câmara
  • Mais de 162 milhões de pessoas viram a página de protesto na Wikipedia
  • Mais de 8 milhões de pessoas usaram as ferramentas de busca da Wikipedia para procurar informações de contato de deputados e senadores americanos
A guerra continua, presidente do Comitê Judiciário da Câmara Lamar Smith, deputado do Texas, prometeu continuar trabalhando para aprovar o projeto. A votação da PIPA no Senado está prevista para 24 de janeiro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário